a autonomia dos automóveis elétricos
A autonomia é uma das principais características dos automóveis elétricos.
Tal como acontece com um motor térmico, o motor elétrico consome energia e este consumo depende de fatores como: o estilo de condução, o tipo de estrada, a temperatura exterior, a massa e as opções do automóvel.
Os automóveis Renault E-Tech 100% elétrico foram concebidos para o ajudar a otimizar a autonomia do seu automóvel.
Assim, com o Megane E-Tech 100% elétrico, pode percorrer até 470 km (segundo o ciclo WLTP).
teoria e prática
A autonomia teórica é a distância percorrida entre um carregamento de 100% e uma bateria sem carga a 0%.
Esta é calculada através do protocolo WLTP e serve de referência e de comparação entre os automóveis.
É importante saber que a autonomia WLTP assenta em fatores que se aproximam das condições reais de condução sem, no entanto, serem totalmente representativos.
WLTP?
Significa «Worldwide harmonized Light vehicle Test Procedure», implementado em 2017. Trata-se de uma norma mundial que visa aproximar-se das condições reais de condução, harmonizando os testes realizados. Tem como objetivo fornecer dados precisos e comparáveis de todas as marcas. O protocolo WLTP permite, deste modo, medir a autonomia, o consumo elétrico e as emissões de CO2 e de poluentes em relação aos automóveis térmicos.
autonomia real
A autonomia real depende das condições exatas de circulação e será, portanto, algumas vezes inferior ao valor homologado. O seu estilo de condução, as estradas que percorre, os locais e as condições meteorológicas dos seus trajetos irão determinar a autonomia do seu automóvel elétrico, tal como acontece com um automóvel térmico.
Por exemplo, em autoestrada, a autonomia diminui cerca de 25 %, pois as condições de circulação requerem um consumo energético maior do que no ciclo WLTP.
A autonomia de um automóvel elétrico depende de vários elementos externos e do tipo de condução do utilizador.
o estilo de condução
Desportivo, dinâmico, calmo, suave, lento... o seu modo de condução influencia a velocidade a que a energia da bateria do seu automóvel é consumida.
o tipo de estrada
Caminho, estrada, autoestrada, inclinado... Algumas estradas exigem mais energia e uma maior força de tração. Há diversos elementos que influenciam o consumo de energia da bateria.
as condições meteorológicas
O frio reduz a autonomia real da bateria.
A utilização do aquecimento ou do ar condicionado consome energia e também influencia a autonomia do automóvel elétrico
É bom saber: no inverno, por vezes é necessário retirar o gelo dos vidros, aquecer o volante, etc... Por conseguinte, é útil ativar o conforto térmico do automóvel quando este se encontra ainda a carregar, de modo a não afetar a autonomia antes de iniciar a sua viagem.
carga do seu automóvel
Quanto maior for a carga do seu automóvel (objetos pesados, passageiros, ...), maior será o impacto sobre a autonomia. Por exemplo, as bagageiras de tejadilho e demais acessórios aumentam a quantidade de energia necessária para que o seu automóvel se desloque.
Por conseguinte, pense em otimizar a carga transportada, de modo a maximizar a autonomia do seu automóvel.
funcionalidades dedicadas
Os automóveis Renault E-Tech 100% elétrico beneficiam de tecnologias inovadoras concebidas para preservar a sua autonomia.
outras dicas
Dicas úteis e práticas para simplificar o seu dia a dia na condução elétrica:
Enquanto o seu automóvel está a carregar, pré-aqueça o habitáculo durante o inverno e ative o ar condicionado durante o verão graças à programação do conforto térmico. Este pode ser programado através do easy link, do openR link, ou remotamente, com a aplicação My Renault.
Caso o conforto térmico não tenha sido previamente programado e o seu automóvel estiver equipado com estas opções, privilegie o aquecimento através dos bancos e do volante. Beneficie de um conforto térmico mais rápido e mais económico.
Na medida do possível, estacione o seu automóvel num parque de estacionamento ou numa garagem fechada. A bateria do seu automóvel elétrico ficará menos sujeita às condições climáticas e a sua autonomia elétrica será, assim, preservada.
Graças à aplicação My Renault, organize as suas deslocações: encontre os postos de carregamento adequados ao seu automóvel e acompanhe remotamente a carga da bateria do seu automóvel.
automóvel | autonomia (WLTP) | simulador de autonomia |
---|---|---|
particulares | ||
Megane E-Tech 100% elétrico | até 470 km | simule a autonomia |
Zoe E-Tech 100% elétrico | até 395 km | simule a autonomia |
Kangoo E-Tech 100% eléctrico | até 285 km | simule a autonomia |
Twingo E-Tech 100% elétrico | até 270 km | simule a autonomia |
profissionais | ||
Kangoo Van E-Tech 100% elétrico | até 300 km | simule a autonomia |
Master E-Tech 100% elétrico | até 204 km | simule a autonomia |
Sim, a temperatura influencia a autonomia do automóvel, em especial as temperaturas baixas. Tanto o motor como o aquecimento recorrem à bateria. Por conseguinte, a bateria irá descarregar-se mais rapidamente se o automóvel for aquecido e poderá, consequentemente, fornecer eletricidade ao automóvel durante menos tempo.
Os nossos conselhos para conservar uma boa autonomia do automóvel no inverno:
A nossa solução especial: O Renault Megane E-Tech 100% elétrico integra uma bomba de calor* que permite recuperar o calor gerado pela bateria e o motor para aquecer o habitáculo e, assim, gerir melhor a autonomia do automóvel, mesmo no inverno.
Dica de conforto: os bancos e o volante aquecidos (winter pack) permitem melhorar a sua sensação térmica ao mesmo tempo que otimizam o consumo geral do seu automóvel elétrico.
* Apenas disponível em pack.
Todos os automóveis elétricos são adequados para a condução em autoestrada.
Para gerir da melhor forma a autonomia do automóvel nos seus trajetos, basta ter algumas informações em mente:
Há que relativizar a importância do envelhecimento da bateria. Os nossos 11 anos de experiência com as baterias de iões de lítio permitem-nos propor-lhe baterias com um desgaste bastante lento. Muito raramente tivemos de mudar baterias devido a perda de autonomia.
No entanto, recomenda-se que carregue a bateria a 80% quando não tiver trajetos longos a realizar. Tal irá permitir-lhe aumentar a vida útil da sua bateria.
No caso de imobilização de longa duração do automóvel, aconselha-se também que deixe a bateria com um nível de carga intermédio (entre 30% e 80%) caso o automóvel possa ficar exposto a calores elevados. Tal contribui para melhorar o comportamento da bateria com o passar do tempo.
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